Envelhescência é um termo que traz um neologismo com a adolescência, e foi criado por Manoel Berlinck ao propor a seguinte definição: é a fase da vida entre 45 – 65 anos, período entre a maturidade e a velhice que é caracterizado pela mudança de hábitos, comportamentos e alterações dos aspectos físicos de quem está vendo os anos avançarem.
Tem semelhança com a adolescência em diversas questões, em especial, quanto à ansiedade de saber sobre o futuro. É uma fase de preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade.
A envelhescência transporta consigo a angústia de estar próxima da velhice, mas também a segurança de quem já passou por quase tudo, nascimentos e mortes, amores e ódios, sucessos e fiascos. Traz o “bom senso” e o “dar tempo ao tempo”, mas também o desejo de aproveitar intensamente cada minuto.
O escritor brasileiro Mário Prata publicou sobre o assunto em seu livro “100 Crônicas”. Nela, de forma escrachada, mas muito bem escrita e engraçada, ele faz comparações entre os adolescentes e os envelhescentes.
Veja a crônica na íntegra no link: https://marioprata.net/cronicas/voce-e-um-envelhescente/
Também é possível mergulhar fundo no assunto, assistindo o documentário “Envelhescência”, de Gabriel Martinez. Nele, através de histórias inspiradoras, Gabriel quis questionar pessoas de 40, 50, 60 anos ou mais, sobre como pretendem encarar a sua velhice e incentivar a não perder a vontade de começar algo novo.
Veja o trailer do documentário no link:
Comentarios