Estimulando a coordenação motora das crianças
Os jogos de exercício, também conhecidos como sensório-motores, têm como finalidade o próprio prazer do funcionamento. Os exercícios são pautados na repetição de gestos e movimentos simples como agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr etc.
Qual a importância dos jogos de exercício?
Os jogos começam logo na fase maternal e duram, predominantemente, até os dois anos. Nessa fase, a criança está começando a explorar o mundo, conhecer seus sentidos, sensações e movimentos, e o que ela aprende se mantém durante toda a infância e até na fase adulta, como, por exemplo, andar de bicicleta.
Qual o papel dos adultos nos jogos e exercícios?
O adulto nesse ponto é um facilitador. Quanto mais segura a criança se sentir, mais estimulada ela será.
Jogos de Exercício
Tipo de jogo: Exploratório.
O que estimula: Coordenação motora, percepção, visuoconstrução, autonomia, diferenciação de objetos, concepção de espaço, tempo e causalidade.
Idade recomendada: 0 a 2 anos.
Onde brincar: Em qualquer lugar.
Número de participantes: A criança é capaz de brincar e explorar sozinha, mas ficará mais motivada na presença dos pais ou adulto que represente esse vínculo.
Material necessário: Materiais diversos. Use a criatividade, mas não se esqueça de supervisionar o material utilizado. Tenha o cuidado de usar sempre objetos sem pontas, sem costuras e atóxicos. Há diversas opções de jogos e brinquedos industrializados para essa faixa etária, como por exemplo, os ginásios de atividades. Quanto maior a diversidade de materiais, texturas, cores e formas, maior será a motivação da criança.
Como jogar:
Abaixo, seguem vários exemplos de jogos de exercício para você estimular os pequenos!
* Rasgar papel
* Bater em objetos suspensos com as mãos e/ou pés.
* Acertar o alvo.
* Assoprar para deslocar.
* Soltar objetos dentro de caixas.
* Amassar papel.
* Soltar e pegar objetos no ar sem deixar cair (pena, algodão, bexiga).
* Rolar a bola.
* Jogar bola de mão em mão.
* Jogar bola na parede, deixar bater no chão e agarrar.
* Pular e, gradativamente, aumentar a distância do pulo.
* Empilhar e empurrar sem desfazer.
* Enfileirar e empurrar sem desfazer.
* Encaixar.
Dicas importantes:
1) Bater ou rolar a bola suspensa por um fio deve anteceder o jogar de mão em mão.
2) No jogo de colocar objetos pequenos dentro de caixas, comece com peças grandes e, pouco a pouco, reduza os tamanhos. Depois de tudo colocado, revire as caixas.
Texto publicado no site Mãe com Prosa.
Fernanda Farinelli escreve sobre o uso de jogos e brincadeiras na estimulação e no desenvolvimento cognitivo das crianças. Leia outros textos sobre este assunto na coluna "Jogos e Brincadeiras do site Mãe com Prosa".
Comments